Nascida Ontem (1950)
País: USA, 103 minutos
Titulo Original: Born Yesterday
Diretor(s): George Cukor
Gênero(s): Comédia, Drama, Romance
Legendas: Português,Inglês, Espanhol
Tipo de Mídia: Cópia Digital
Tela: 16:9 Widescreen
Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080










DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA
PRÊMIOS
Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA
Oscar de Melhor Atriz (Judy Holliday)
Prêmios Globo de Ouro, EUA
Prêmio de Melhor Atriz em um Musical ou Comédia (Judy Holliday)
Prêmios Jussi, Finlândia
Diploma de Mérito (Judy Holliday)
Sinopse: Harry Brock é um homem de negócios ambicioso e sem escrúpulos. Em Washington, para ter alguns senadores no bolso, a fim de fazer com que o Congresso aprove procedimentos que beneficiem um cartel ilegal, ele percebe que sua não refinada amante, Billie Dawn, com sua língua afiada, poderá lhe trazer muitos embaraços.
Harry decide, então, contratar um jovem e elegante professor, Paul Verrall, para dar um 'banho' de cultura em Billie, ensinando-a a se comportar nos salões de Washington.
Embora não seja uma tarefa fácil, Paul inicia sua nova missão decidido a transformá-la numa fina e sofisticada mulher. Entretanto, para sua surpresa, pouco tempo depois fica claro que Billie não é tão ignorante como aparenta ser. Aos poucos, Paul vai despertando nela sua consciência social e política.
O convívio entre professor e aluna faz com que eles se apaixonem. Por outro lado, ao se tornar uma pessoa com suas próprias idéias, ela começa a temer pelo seu envolvimento como sócia nos negócios de Harry, que fica surpreso e ultrajado quando ela se nega a cooperar com suas falcatruas. Oscar de Melhor Atriz para Judy Holliday.
George Cukor, um dos grandes diretores americanos da Era de Ouro do cinema americano, que entregou, entre outras obras, "Núpcias de Escândalo", "Minha Querida Dama" e foi um dos diretores não-creditados de "...E o Vento Levou" foi também o responsável por este trabalho menor, no sentido de não tão popular. Menor, mas ainda assim um dos melhores de sua carreira. "Nascida Ontem" é, como tantos filmes daquela época, provindo de uma peça da Broadway - e o fato de se passar quase que totalmente em apenas um cenário certamente denuncia essa origem. É um dos bons exemplos que o cinema pode falar sobre estereótipos (neste caso, sobre a figura da loira burra) sem cair no lugar-comum, fornecendo material de qualidade aos espectadores.
Na Broadway, a peça também era protagonizada pela atriz principal do filme - Judy Holliday. Judy não era a favorita da Columbia Pictures para o disputado papel. Antes dela, Jean Arthur e Rita Hayworth foram cotadas. Rumores contam que Marilyn Monroe também chegou a fazer testes para o papel, mas Harry Cohn, chefe do estúdio, sequer se preocupou em assistir à sua performance. E provavelmente só porque eram os anos 1950, que ainda continham certa inocência no ar, é que uma atriz como Judy em um papel como Emma poderia levar o Oscar de melhor performance em papel principal.
De fato, seu papel de loira burra que aprende a ver as coisas de uma forma "inteligente" é encantador, algo raro para sua proposta. Essa sua vitória, porém, é vista de forma não tão simpática hoje em dia, já que Judy levaria o prêmio sobre Gloria Swanson, por Crepúsculo dos Deuses, que havia proporcionado uma das grandes interpretações daquela década.
Elenco: